segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita de estudo à UM - grupo 2



A recente visita ao departamento de polímeros da UM foi, no entender do grupo, bastante pertinente e educativa. Consideramos o momento da visita adequado, isto é, já tendo abordado nas aulas alguns dos aspectos referidos na visita (principalmente na parte introdutória) tornou-se mais fácil acompanhar as explicações que nos iam sendo fornecidas.
Por outro lado, para além de termos tido oportunidade de conjugarmos os conhecimentos teóricos que detinhamos sobre o assunto com a realidade e a prática da indústria dos polímeros, podemos alcançar outros conhecimentos que, de certa forma, auxiliaram no entendimento de alguns conceitos estudados, anteriormente, nas aulas.
Acresce o facto que a visita poderá ter sido útil para aclarar algumas ideias agora que se aproxima um momento de importantes decisões…



Segue-se uma opinião pessoal acerca da visita de cada elemento do grupo:

Orlando – Nesta visita de estudo gostei especialmente da formação do poliuretano, através da reacção do poliol com o isocianato. Apesar do cheiro a textura era bastante agradável. Achei também interessante a forma como as moléculas de plásticos se rearranjavam quando sbmetidas a forças, possível de visualizar nos testes de resistência mecânica.

Pedro – Na visita à UM pude observar com especial atenção o fabrico dos polimeros produzidos. Gostei particularmente de observar a formação do poliuretano, e perceber que é possível criar um polímero com boas características isoladoras apenas com a mistura de isocianato e poliol.

Miguel – No geral gostei da visita de estudo. Achei que foi útil para ficarmos a conhecer melhor o curso em questão. O que eu mais gotstei foi da parte prática, em que se faziam os testes de resistência dos polímeros. Também gostei da reacção de síntese de poliuretano. A parte das técnicas de moldagem dos plásticos também foi interessante, porque vimos os procedimentos necessários para a criacção de objectos plásticos.

Gustavo – Em relação à visita devo dizer que o que menos me cativou foi a parte inicial que, apesar de ter tido a sua importância, na minha opinião alongou-se demasiado. No entanto, gostei de ver o funcionamento das técnicas de moldagem dos polímeros (particularmente da extrusão) e a reacção de síntese do poliuretano. Apesar da viagem pedestre até à universidade, a visita foi muito positiva.

O grupo 2

1 comentário: