Uma notícia do jornal i de hoje refere a iniciativa de muitas figuras públicas no sentido de se impulsionar a energia nuclear em Portugal.
Notícia do Expresso.
Foto: Reuters
Blogue da turma 12CT2 Química/Escola Secundária Francisco de Holanda Guimarães
Uma notícia do jornal i de hoje refere a iniciativa de muitas figuras públicas no sentido de se impulsionar a energia nuclear em Portugal.
Notícia do Expresso.
Foto: Reuters
O principal problema do reprocessamento de resíduos nucleares corresponde ao facto dos resíduos de plutónio resultantes permitirem os países ou grupos terroristas construírem bombas atómicas. Em caso de roubo, por exemplo, uma pequena quantidade de plutónio pode ser facilmente manipulada e transportada clandestinamente, em virtude da reduzida radioactividade deste elemento químico.
Já um bocadinho fora de tempo …
Artigo de Miguel Angel Boggiano (i)
Quando pensamos em metais preciosos, o ouro e a prata surgem automaticamente. Há porém o paládio, cujo preço deverá subir bastante. É um metal de transição que pertence ao grupo da platina. E porque é tão relevante? Há três razões. Em primeiro lugar, ao contrário do ouro - cujo valor é aquele que lhe damos em determinado momento -, o paládio tem valor intrínseco: graças a novas tecnologias, 60% da procura deste metal vem do sector automóvel (especialmente para fabrico de catalisadores). Tradicionalmente, usava-se a platina para este fim, mas o paládio permite reduzir custos: a platina custa 1600 dólares a onça; o paládio 480 dólares a onça. Pelo que é de esperar uma procura fortíssima deste metal por parte da China e da Índia. Em segundo lugar, o paládio ajuda a reduzir a emissão de gases e aproveita tecnologias mais limpas; ou seja, todas as directivas governamentais no sentido de cortar emissões redundarão numa maior procura deste metal. Em terceiro lugar, o paládio não abunda: é 30 vezes mais difícil de encontrar do que o ouro. A produção anual é de 7 milhões de onças em todo o mundo - contra 76 milhões de ouro e 680 milhões de prata - e 80% das reservas mundiais concentram--se entre a Rússia e a África do Sul. A falta de elasticidade da oferta causa um aumento da procura com efeitos no preço. Nos últimos meses, quando o ouro não chegou a novos máximos, este metal seguiu em alta, mostrando a sua força. Como investir? O símbolo é PALL e já existe um fundo de investimento que o inclui. Quanto a empresas que trabalham este metal, a Stillwater Mining Company é um bom exemplo.
Amanhã era necessário que cada grupo trouxesse uma lata de refrigerante para servir de calorímetro.
Não esqueçam.