sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Motores dos automóveis convencionais

 

No próximo capítulo da nossa matéria focaremos a obtenção de energia a partir dos combustíveis fósseis.

Pareceu-me por isso conveniente olharmos (de forma breve) o funcionamento dos motores a gasolina

E uma visão mais completa desse mesmo motor

Os motores a diesel não utilizam velas que têm por função causar a explosão da gasolina.

“Enquanto o motor a gasolina aspira a mistura - ar + combustível - para a câmara de combustão e queima a partir de uma faisca eléctrica fornecida pela vela de ignição no momento de máxima compressão. No motor diesel não existe uma aspiração, mas sim uma injecção de óleo(combustível) no momento de máxima compressão, a alta taxa de oxigénio faz com que o óleo entre em combustão, produzindo a explosão sem a necessidade da ignição eléctrica. O Engenheiro Rudolf Diesel, chegou a esse método quando aperfeiçoava máquinas a vapor.”

Wikipédia

Uma visão mais completa desse mesmo motor

Não esqueçam, como aprendemos na secção anterior, que os gases que resultam da combustão estão a elevada temperatura o que significa uma pressão alta.

Sem comentários:

Enviar um comentário