sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pressão

Já vem um pouco tarde, mas aqui fica...



O Sixty Symbols e canais associados têm vídeos muito interessantes... dêem uma olhada!

Motores dos automóveis convencionais

 

No próximo capítulo da nossa matéria focaremos a obtenção de energia a partir dos combustíveis fósseis.

Pareceu-me por isso conveniente olharmos (de forma breve) o funcionamento dos motores a gasolina

E uma visão mais completa desse mesmo motor

Os motores a diesel não utilizam velas que têm por função causar a explosão da gasolina.

“Enquanto o motor a gasolina aspira a mistura - ar + combustível - para a câmara de combustão e queima a partir de uma faisca eléctrica fornecida pela vela de ignição no momento de máxima compressão. No motor diesel não existe uma aspiração, mas sim uma injecção de óleo(combustível) no momento de máxima compressão, a alta taxa de oxigénio faz com que o óleo entre em combustão, produzindo a explosão sem a necessidade da ignição eléctrica. O Engenheiro Rudolf Diesel, chegou a esse método quando aperfeiçoava máquinas a vapor.”

Wikipédia

Uma visão mais completa desse mesmo motor

Não esqueçam, como aprendemos na secção anterior, que os gases que resultam da combustão estão a elevada temperatura o que significa uma pressão alta.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hora do Planeta 2010

As expectativas para a Hora do Planeta 2009 eram elevadas, mas foram superadas e muito por todo o mundo.

Durante uma hora mais de 4 mil cidades, das quais 11 cidades portuguesas, em 88 países, 21 mil empresas e o estrondoso número de 1 200 milhões e pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta.

A Hora do Planeta, considerado o maior movimento voluntário de alerta para as alterações climáticas, conquistou o mundo e moveu inúmeros cidadãos comuns, empresas, governos e organizações civis em torno de uma voz comum que, em 2009, se alargava a Copenhaga, à Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, de onde deveria sair um novo acordo climático.

Os olhos estavam postos na cidade dinamarquesa, nos líderes mundiais e num Acordo Climático que fosse ambicioso, justo e realmente eficaz. Os países mais desenvolvidos, de quem se esperava um progresso em acções sustentáveis, minaram este objectivo.

E esta atitude vai ter repercussões no futuro de todos nós! Mas não é com críticas que mudaremos a situação. É com acções! E acções construtivas e em forma de celebração. Uma celebração por um Planeta Vivo!

O Planeta conta consigo e com milhares de empresas e organizações, para esta lutar para marcar a diferença e fundamentar uma mudança real a favor de um Planeta Vivo!

Una-se à Hora do Planeta 2010 e marque a diferença! Por isso, JUNTE-SE a nós nesta acção global: Hora do Planeta! Um apagão por um Planeta Vivo!” Participe na Hora do Planeta 2010 e ajude-nos a combater as alterações climáticas!


27 Março 2010 – 20H30 às 21H30


Vala gente... Vamos todos participar!!!Ct2 pelo Planeta!!

Podem consultar mais em http://engenhariambiente.blogspot.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Avanços...



Para que tenham ideia do preço de uma impressora destas (caso queiram uma lá para casa): "Upfront cost is 500,000 yen (about $5,600 in US) for the printer and 300 yen for each sheet, [which are sold] in lots of 1,000 -- which we're taking to mean at least another 300,000 yen / $3,360 to get some use out of it." - Engadget



Inquérito

Caros alunos,

Preencham por favor o inquérito que se segue.

Obrigado


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Leis dos gases: análise dos trabalhos

1814842947_690666b63a 

Não esqueçam de trazer para amanhã (dia 23FEV10), tal como foi combinado, os portáteis (1 ou 2 por grupo).

Parabéns, a todos, pelos trabalhos que criaram!

Foto in Flickr por AJFrench

Leis dos gases- Grupo 5



URL: http://www.youtube.com/watch?v=knZj8npNi-M

Créditos, fotos, participações e colaborações :)



URL:http://www.youtube.com/watch?v=xx5TLID2HrI