quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Irão e o nuclear

 

0000092373 Foto_Reuters_Raheb_Homavandi

“O Irão testou com "êxito" uma versão melhorada do seu míssil de médio alcance Sejil, o Sejil 2, capaz de atingir alvos a 2000 quilómetros de distância, anunciou hoje a televisão estatal sem fornecer pormenores.

O Sejil é um míssil de dois módulos movido a combustível sólido e um dos dois de médio alcance de que dispõe o Irão, a par do Shahab-3, versão derivada do norte-coreano Nodong-1, com alcance de 1800 quilómetros.

No fim de Setembro, o general Hossein Salami, comandante da Força Aéreados Guardiães da Revolução, disse que o Irão iria produzir uma versão melhorada do Sejil capaz de atingir Israel, que fica a um milhar de quilómetros das fronteiras ocidentais do Irão.

"O Sejil tem um alcance adequado, uma potência de destruição e uma precisão suficientes e é considerado um dos sistemas balísticos mais desenvolvidos (...) É a melhor arma de que dispõem as Forças Armadas iranianas", afirmou.

Os países ocidentais têm manifestado inquietação com o programa balístico do Irão, desenvolvido em paralelo com o programa nuclear iraniano de que receiam que Teerão, apesar dos desmentidos, retire capacidade para fabricar armas atómicas.”

Notícia i (16 de DEZ09)

O assunto “Energia Nuclear” será tratado no final do 2ºPer, início do 3ºPer. Vão estando atentos…

Outras notícias:

EUA querem aplicações de sanções ao Irão (i)

Do (not) disturb (i)

Sem comentários:

Enviar um comentário